Queridxs amigxs,

O outono chegou à Espanha, a estação em que as folhas caem para dar lugar ao novo, enquanto no Brasil a primavera anuncia o nascimento de tantas flores. É interessante perceber que os lugares vivem ciclos semelhantes, mas em momentos diferentes.

E a verdade é que isso tem uma grande força poética e simbólica: são ciclos predestinados, mas cujo desenvolvimento depende do investimento que cada um de nós faz ao longo do caminho. Como nos lembra a cantora cubana Gloria Estefan em seu último álbum Raíces: “Para uma boa colheita, é preciso saber semear”. E reparem… não é uma tarefa nada fácil. Mas também é verdade que não é impossível. Talvez custe um pouco mais para uns e um pouco menos para outros, mas isso não tem a menor importância, porque cada pessoa é um ser único no universo.

Este escritor acredita que, no final, tudo se resume a que cada um busque seu próprio equilíbrio e possa subir mais um degrau nessa escada infinita que é o nosso processo de evolução, sem deixar de estender a mão amiga àqueles que cruzam nosso caminho com dificuldade. Enquanto isso, que possamos aproveitar ao máximo a jornada.

A seguir, compartilho com muita alegria a minha colheita desta temporada. Espero que vocês a aproveitem.

Um abraço afetuoso,

Alan Leites
🍁🍂 🌻

Apresentação do livro “Raji, Minha Família” na Casa do Brasil (Madri, Espanha) 28/11 🇪🇸

Na sexta-feira, 28 de novembro de 2025, das 19h às 20h30, a Casa do Brasil (Madri) abrirá suas portas para receber a apresentação de Raji, Minha Família: uma história de imigração, resistência, coragem e amor, a obra mais recente de Alan Leites. Com entrada livre até a lotação máxima, o encontro oferecerá ao público a oportunidade de se aproximar de um relato íntimo e comovente que aborda a imigração, a vida LGBTIQ+ no Brasil, a família multiespécie, os direitos dos animais, as interseccionalidades sociais e econômicas, a resiliência e os vínculos que nos unem para além das fronteiras culturais e de espécie.

O evento contará com a participação de Sergio Ojeda (The Vegan Eater) e Jaime Posan (Anima Naturalis), que entrevistarão o autor para aprofundar os temas desenvolvidos no livro. Ao final, haverá uma sessão de autógrafos seguida de uma degustação de comida e vinhos veganos.

A entrada é livre e gratuita até completar a lotação!


Evento: Apresentação do livro “Raji, Minha Família” na Casa do Brasil (Madri) 🇪🇸
Data: 28 de novembro de 2025 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Colegio Mayor Casa do Brasil
Endereço: Av. de la Memoria, 3, Moncloa – Aravaca, 28040 Madri
Entrada: Livre até completar a lotação
Página do evento:

Vai acontecer: Lançamento do livro “Foco na Poesia 4” (vários poetas). Rio de Janeiro, Brasil. 22/11 🇧🇷

Neste mês de novembro, tenho a honra de participar da publicação do livro Foco na Poesia, que celebra sua quarta edição com um projeto único que combina poesia e fotografia de vários autores, publicado pela Dowsley Editorial.

Com muito orgulho, apresento um poema e uma fotografia de minha autoria, ambos intitulados (Eu), onde transformo minha experiência de migração forçada em poesia. Esta é a minha primeira obra publicada em português, um espaço onde compartilho um relato íntimo e profundo sobre amor, resiliência, coragem e superação.

Há alguns meses, a obra foi apresentada em formato de exposição em uma galeria de arte e, agora, o livro será lançado em formato físico no dia 22 de novembro, na Livraria Leitura, localizada no maravilhoso centro histórico da cidade do Rio de Janeiro.

Agradeço à minha querida amiga e curadora do projeto, a poeta e jornalista Lucilia Dowsley, por me convidar a fazer parte desta celebração da poesia e da arte visual.

Será uma grande honra que minha obra encontre um espaço entre tantas vozes poéticas e que possa chegar a quem desejar se aproximar desta experiência de introspecção e sensibilidade.

Lançamento do livro “Foco na Poesia 4” 🇧🇷
Data: 22 de novembro (sábado)
Horário: 10h30
Local: Livraria Leitura
Endereço: Rua do Ouvidor, 98 – Centro, Rio de Janeiro – Brasil
Entrada: Livre até completar a lotação

Aconteceu: emocionante cerimônia da minha graduação no Mestrado em Estudos LGBTIQ+ na Universidade

Título de Mestre obtido com dissertação avaliada com nota máxima (10) e recomendação honorífica de publicação.
Parece que foi ontem que vi Madrid pela janela do avião! Cheguei sozinho, através de um processo de imigração forçada, sem documentos, sem amigos, sem família e sem ter alguém para ligar ou abraçar. Trazia comigo duas malas cheias de esperança e o desejo de recomeçar, com o objetivo de estudar.

Um mês depois, a pandemia confinou o planeta e, contrariando a obviedade dos “gurus”, decidi manter os planos e não desistir. É bem verdade que demorou um pouco mais do que o previsto; afinal, carregar várias interseccionalidades te coloca no final de muitas filas…, mas o resultado está aí! E, parafraseando Ludmilla, Persona e Henrique (2022): "O GAY VENCEU." 💪🏾🏳️‍🌈

O “viado macumbeiro” da família, expulso de casa e excluído por toda a vida, que foi viver em uma casa ao lado da casa do traficante (sem vitimismo, por favor... isso é vida real, Baby), estudou, se tornou jornalista (com diploma) pela Estácio de Sá, se pós-graduou em Imagem e Comunicação pela PUC-Rio, tornou-se professor universitário com uma condecoração de mérito acadêmico pela Universidade Anhanguera, emigrou sozinho depois dos 40 anos, publicou seu primeiro livro escrevendo em idioma estrangeiro e se tornou MESTRE pela Universidade Complutense de Madrid (estudando em idioma estrangeiro), com nota 10 e louvor de publicação em todas as três teses escritas.

Para tudo isso, é impossível estar só… foi possível "With a Little Help from My Friends" (Beatles, 1967) e enquanto alguns pensam que foi fácil, meu folego apenas me permite cantarolar “Você precisa saber da piscina, da margarina, da Carolina, da gasolina, você precisa saber de mim” (Veloso, 1968).
Quando olho para trás, vejo como foi a jornada até aqui… e me dou conta de que sim, “Eles eram muitos Cavalos” (Ruffato, 2001) ... e continuam sendo…, mas desistir nunca foi uma opção.

Abraçar e agradecer!!! (Gerônimo e Calazans, 2015).

Alan Leites 🌻

Madri, Outono de 2025. 🍂
Uma lembrança inesquecível!
Foto da banca examinadora da minha dissertação do Mestrado em Estudos LGBTIQ+ na Universidade Complutense de Madri.A banca me concedeu a nota 10 e uma recomendação honorífica de publicação.Agradeço profundamente (da direita para a esquerda na foto) à minha orientadora e professora, Dra. Giulia Quaggio, e às professoras doutoras Melani Penna e Laura Martínez, pelo apoio, orientação e generosidade intelectual ao longo de todo este processo.

Aconteceu: Feira do Livro de Múrcia (Espanha)

Um dia inesquecível na Feira do Livro de Múrcia!

No dia 3 de outubro tive a imensa alegria de apresentar meu livro “Raji, Minha Família: Uma história de imigração, resistência, coragem e amor” na Feira do Livro de Múrcia, sua querida Feria Bonica.

Não há palavras para descrever o quanto esse momento foi especial. Poder compartilhar minha história, minhas palavras e minhas emoções com leitores que chegaram com tanta alegria foi um presente enorme.
Cada conversa, cada sorriso, cada olhar… me lembrou por que escrevemos: para conectar, emocionar e, acima de tudo, compartilhar humanidade.

Agradeço de coração a todos que se aproximaram, aos que me acompanharam nessa aventura e à minha editora, Círculo Rojo, por tornar possível a realização desse sonho.

Eventos como este me enchem de energia e me lembram que a literatura tem um poder incrível: o de unir pessoas e criar momentos que permanecem na memória.

Até a próxima feira, Múrcia!

Ponto de Exclamação!

Convido você a descobrir o Ponto de Exclamação, meu espaço no YouTube onde compartilho minhas poesias com todo o coração. Cada poema é recitado em português e conta com legendas em espanhol, para que você possa apreciar a musicalidade do idioma e se conectar com o significado de cada verso.

Se você gosta de poesia e de pequenos instantes de beleza, espero por você no meu canal:

Além do YouTube, agora você também pode ouvir
minhas poesias no Spotify!
É só clicar no ícone abaixo

Activar/Mostrar siempre las imágenes de: hola@alanleites.com

Copyright Alan Leites © 2025 Todos os direitos reservados.
en_GB